top of page
Home: Blog2
  • Foto do escritorRita Cardoso

A escola

Estava aqui a ver o blog quando percebi que nunca apresentei o aqui o espaço!

Está mais que na altura de o fazer.

A escola é uma casa num terreno rodeado de muros altos e um grande portão vermelho na entrada. O espaço é grande, não sei especificar quanto, mas vou explicar em que consiste!

Assim que passamos o portão vermelho da entrada entramos num espaço amplo sem nada, apenas com algumas árvores à direita (bananeiras, mangueiras, coqueiros e outras) onde se faz a formação da manhã, algumas correrias e jogos e a oração da noite. Perto das árvores está uma mesa grande, dois bancos corridos, um de cada lado, com uma placa de zinco a cobrir a área, é o nosso espaço de refeições (às 6h, às 11h e às 18h), por vezes funciona como espaço de aula à noite.

Atrás da mesa é onde se estacionam as motas e bicicletas e também um espaço de jogos, como um parecido com a petanca.

Temos a casa no centro do terreno, o espaço debaixo é todo aberto, funcionam algumas aulas por baixo, é o escritório do professor (uma secretária e uma cadeira) e é onde estão dois estrados para alguns rapazes dormirem de noite. O andar de cima está reservado às raparigas. Tem um quarto mais pequeno onde durmo com a Linda (formanda para professora e minha tradutora em algumas aulas - trainee), tem outra divisão que é como se fossem dois quartos maiores mas sem porta a separá-los, cheio de cabides à volta para as roupas delas. Tem ainda um alpendre onde dormem mais algumas raparigas pois não cabem todas na outra divisão.

Atrás da casa há um anexo, pertence aos rapazes. É um espaço médio com um estrado e muitos cabides à volta com as roupas deles.

Do lado esquerdo do anexo dos rapazes é a cozinha. Umas chapas de zinco à volta e por cima, um quadrado, e umas tábuas e umas mesas. Do lado esquerdo da cozinha fica o espaço de lavar a loiça. E ainda mais à esquerda fica o depósito do lixo que se vai queimando à medida que se acumula. Do lado esquerdo da casa e em frente ao espaço de lavar a loiça fica a casa de banho. Duas divisões, uma com "sanita" e outra sem, só para banhos. Em pé bato com a cabeça no tecto, feito de chapas de zinco.

Do lado esquerdo da casa de banho estão os reservatórios de água e o espaço para lavar a roupa, lavar os dentes, lavar a cara ou os pés. Depois está um espaço com um estrado debaixo de uma árvore onde às vezes sabem bem estar a relaxar e a conversar.. ou dormir.. ;) depois segue-se o estendal. Do lado esquerdo do estendal e contíguo à parte debaixo da casa estão os outros espaços de sala de aula e onde à noite juntam as mesas e colocam as redes mosquiteiras e dormem em cima delas mais alguns rapazes, uma vez que somos mais de 50 e não cabemos todos nos dormitórios. Tudo isto com algumas árvores à volta e espalhadas pelo espaço.

Coloco algumas fotos, para que tentem perceber o que descrevi.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Tens perguntas?

  • instagram

Segue-me no Instagram

Thanks for submitting!

Iceland
Home: Contact
bottom of page