Nas últimas semanas, o tempo na Islândia tem feito jus ao nome e à fama, tem havido tempestades atrás de tempestades.
A previsão meteorológica é um dos assuntos que aqui mais se fala e mais se gosta de falar. E não é caso para menos. Não só é um assunto para "quebrar o gelo", como é super importante estar a par dele.
Como já falei anteriormente, aqui, o tempo é uma das variáveis mais inconstantes e mais imprevisíveis, em que as previsões mais aproximadas poderão ser num máximo de 3 dias, mas sempre a mudar à última da hora. Um dos ditados por aqui ouvido é, "se não gostas do tempo que está, espera 5 minutos", e tem dias que não podia estar mais certo, podendo experienciar-se sol, neve e chuva no mesmo dia, mas sempre com o "toquezinho" do vento.
Voltemos às tempestades, se estiverem a fazer uma viagem pela Islândia, nunca a comecem sem verificar o site do tempo - www.vedur.is (tem versão em Inglês, para quem não está por dentro do Islandês) e o site das estradas - www.road.is, pois neles encontram todos os avisos que foram accionados e a condição das estradas no país (se estão fechadas, se têm neve ou gelo, se têm serviço de inverno, entre outros).
Que tipo de mau tempo se pode experienciar aqui e porque se deve ter este factor mesmo mesmo mesmo mesmo em conta?
- acidentes devido a estradas escorregadias devido ao gelo e neve, associado ou não com muito pouca visibilidade e vento forte
- tempestades de neve que dificultam a visibilidade por se acumular no vidro
- pedras voadoras devido a rajadas de tanto vento que partem vidros de carros, em andamento e estacionados
- ventos extremos que desviam os carros nas estradas
- Nevoeiros extremos que não se vê um palmo à frente literalmente e que demoras 1h a percorrer uns 15 ou 20km se tanto
- acidentes porque outros condutores não sabem conduzir com estas condições na estrada
- voos cancelados e desviados
- voos que aterram, mas que as pessoas depois não podem sair pois não há condições para colocar as escadas ou mesmo sem condições para tirar a bagagem do avião
- entre tantos outros
Ainda há uns dias cerca de 40 pessoas ficaram presas no glaciar mais de 9 horas por não se ter seguido à risca um aviso amarelo.
Respeitem os avisos que são accionados e ajam sempre com precaução. Aqui o seguro morreu de velho!
Fica abaixo o registo dos avisos accionados neste momento:
This is Iceland!
Comments