top of page
Home: Blog2
  • Foto do escritorRita Cardoso

Cambodja - Como obter o visto?

Para entrar e poder visitar o belo Reino do Cambodja é necessária a obtenção de um visto e possuir um passaporte com validade mínima de 6 meses aquando a entrada no país.


Existem três formas de obter o visto para o Cambodja, dirigindo-se a uma embaixada ou consulado do país, online (e-visa) ou on arrival (seja por via aérea ou terrestre).

Como todos os países, algumas nacionalidades têm de pedir o visto com antecedência na embaixada ou consulado, no entanto para a nacionalidade Portuguesa o mais prático será fazer o e-visa ou assim que chegar ao país.



Online (apenas disponível para o visto turístico)

Pessoalmente, nas duas vezes que viajei para o Cambodja não utilizei este método, pelo que pesquisei estas informações directamente do site do eVisa do Reino do Cambodja.

Nem todas as fronteiras terrestres aceitam este tipo de visto, está aqui um mapa com as fronteiras existentes (Laos, Vietname ou Tailândia) e quais aceitam qual tipo de visto. Visitem também o Portal das Comunidades Portuguesas para saberem quais as fronteiras a evitar.

Documentação necessária: digitalização do passaporte nítida, uma foto tipo passaporte, detalhes da viagem (data de entrada e ponto de entrada).

Preço: 36 dólares (podem existir taxas extra de conversão e de cartão de crédito)

Tempo de processamento: até 24 horas (prometido pelo site do governo)

Validade: 3 meses a partir da data de emissão, válido por 30 dias com uma entrada única no país.


On Arrival Visa (pode pedir-se o visto turístico e o business)

Por via terrestre ou aérea.

Este foi o método que usei para entrar no país (em aeroporto, primeiro em Phnom Penh e depois no de Siem Reap), na primeira viagem tinha uma carta do meu local de voluntariado de forma a obter um visto extensível de múltiplas entradas, na segunda vez optámos por um visto turístico normal.

Documentação necessária: passaporte com uma página inteira vazia, uma foto tipo passaporte (as dimensões são importantes, uma vez que podem pegar por aí para aproveitar e fazer um dinheiro extra para digitalizar a foto do passaporte), formulários de pedido de visto preenchidos com detalhes da viagem e dinheiro vivo, de preferência em dólares.

Preço: 30 dólares oficialmente, mas paguei 35 dólares nas duas ocasiões. A corrupção nas fronteiras (e não só) é muito comum, mas especialmente nas zonas de fronteira, regatear ou reclamar, não é muito aconselhado.

Tempo de processamento: Depende. Quantidade de voos, quantas pessoas ainda não possuíam visto prévio, pessoalmente a entrada em Siem Reap foi mais rápida (cerca de 25-30 min) do que em Phnom Penh (cerca de 40 min).

Validade: Turístico - 3 meses a partir da data de emissão, válido por 30 dias com uma entrada única no país, pode ser renovado por mais 30 dias mediante uma taxa entre 30 a 50 dólares. Business - mesma validade, mas extensível por 1, 3, 6 ou 12 meses sendo que só os dois últimos têm múltipla entrada.

Dica: levem uma caneta com vocês. Nas entradas aéreas, no avião, dão um arrival card e o customs card, se levarem estes já preenchidos já poupam algum tempo.


Para entrar no Cambodja não é necessário qualquer seguro de saúde, no entanto, é sempre melhor jogar pelo seguro e ter pelo menos um seguro básico de viagem.


Apressem-se a comprar essas viagens até este país lindo que faz um pouco parte de mim! :D



33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Tens perguntas?

  • instagram

Segue-me no Instagram

Thanks for submitting!

Iceland
Home: Contact
bottom of page